domingo, 7 de junho de 2015

Mini horta em casa

Fonte da imagem: http://www.paisagismobrasil.com.br/index.php?system=news&news_id=648&action=read


Mini horta em casa

Que tal preparar uma refeição em casa e alguns dos ingredientes terem sido colhidos no seu quintal? Fresquinhos, saudáveis e sem aditivos químicos. Não é nada impossível. E já que estamos próximos dos dias dos namorados, quem sabe ser um projeto em conjunto. Cuidar de uma mini horta em casa. Dividir tarefas, fazer uma atividade compartilhada. É um treino para quem quer se unir e uma boa dinâmica para quem já vivi junto há muito tempo.

Não importa se mora em casa ou apartamento. Qualquer espaço pode servir. A não ser que more num local que não recebe a luz do sol. Se mora num lugar assim, aconselho a se mudar imediatamente. Não é nem um pouco saudável para você.

A sua mini horta pode ser na janela da cozinha ou usar técnicas de reciclagem e montar uma mini horta na parede. Pode ser de temperos e quanto maior o espaço mais você pode se aventurar na sua plantação. Dependendo da planta que escolher poderá ter o agradável aroma para encantar seu olfato como a hortelã. Com ela pode fazer sucos mais gostosos e saudáveis com apenas algumas folinhas.
Então, primeiro verifique o espaço que tem para fazer sua mini horta. Depois escolha o que deseja plantar. Vá numa floricultura ou converse com alguém que já tem horta para trocar ideias e experiências. Pode pesquisar em livros e na internet. E dê o primeiro passo. Lembre-se que o vaso precisa ter alguns cuidados:

- Procure preferencial por vasos de cerâmica ou pelo menos evite plástico (se possível).

- Precisa ser perfurado embaixo para ter para onde a água escoar.

- Utilize algum elemento que ajude a não deixar a terra escorrer vaso abaixo, como manta geotêxtil ou TNT (tecido não tecido), por exemplo.

- Cascalho para drenagem.

- Acima a terra (de compostagem se tiver) ou compre terra adubada.

- Coloque com carinho suas mudas e se possível coloque uma proteção como cascas de árvores (vasos grandes) ou argila expandida para proteger a terra.

Pronto o seu vaso. Procure regar com cuidado. Nunca deixando a terra encharcada.

Existe um pouco de variações na montagem do vaso. Observe o desenvolvimento da sua planta. Quando crescer demais, está na hora de aumentar o vaso ou dividir em outros vasos.

Temperos: orégano, cebolinha, salsa, manjericão, hortelã, etc.

Flores comestíveis: verbena, malva real, amor-perfeito, calêndula, cravina, girassol, etc.

No livro PANC – Plantas Alimentícias não Convencionais de Harri Lorenzi da editora Plantarum. 

Tem uma série de plantas com receitas para você se deleitar. Talvez uma dessas plantas tenha no seu quintal. Por exemplo, sabia que dá para fazer uma receita que vão as flores do Ipê?

Assista ao vídeo abaixo que fala sobre a energia das plantas utilizadas de várias formas e no final tem dicas de como montagem um vaso com carinho.


Boa colheita!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!