quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Estudar – aprender para a vida


Estudar – aprender para a vida

Hoje em dia estudar nem sempre é fácil. Muitas coisas para distrair. O mundo eletrônico muito atrativo. Se desconectar do mundo lá fora para se conectar com o mundo particular dos estudos pode ser um desafio. Vamos lá, o que pode ser feito?

Disciplina é um ponto básico para o estudo fluir. Um horário e um local apropriado ajudam muito. Intervalo para descanso é tão importante quanto a hora de estudar.

1) Estabelecer um horário para estudo diário. No mínimo meia hora. E em períodos mais críticos, próximo a provas e exames aumentar esse tempo.

2) Observe o seu biorritmo. Que horas você percebe que rende mais o seu estudo e procure estudar nesse horário.

3) Local organizado para estudos. Cada material ter uma pasta, divisória ou prateleira com livros, apostilas, material didático afim. Mesa com canetas, lápis, cadernos ou cadernetas para anotação (o que você escreve com a mão o cérebro grava na mente).

4)  Desligue ou deixe longe celular para não cair na tentação de olhar mensagens. Esses minutos que se dedica aos estudos são importantes para o seu presente e sementes para um futuro melhor.

5) Desenvolver uma forma de estudo. Uns aprendem ouvindo (leia o conteúdo em voz alta), outros precisam visualizar (crie esquemas e deixe a vista no local de estudo) outros precisam escrever. Para matérias como geografia e história, por exemplo, pode montar fichas de estudo respondendo a perguntas tipo: o que, quando, como e a importância daquele evento. Matemática a forma eficaz é fazer, fazer e refazer exercícios.

6) O lúdico ajuda muito na hora do estudo. Existem, brinquedos didáticos como um dominó de contas de multiplicar, dividir etc. Brincando, exercitando o cérebro e aprendendo.



Nem sempre fica claro para os alunos a importância do que estão estudando. Mas é importante para as crianças e os adultos também terem a noção que ao estudar estão criando sinapses, caminhos no seu cérebro. Essa atitude abre a mente para novos conhecimentos, para a criatividade.

Uma rotina diária ajuda o cérebro a conectar informações. É importante que a criança durma bastante e tenha momentos de lazer. Portanto, seria relevante se a criança estuda no colégio de tarde que ao invés de dormir a manhã toda. Levante cedo (não precisa ser muito cedo, vamos evitar os exageros) para tomar café, brincar e estudar um pouco pela manhã. E ao voltar do colégio a mesma coisa: lanche, descanso, estudo, janta, descanso e ir dormir. Dividindo o dia em atividades saudáveis e que o bem estar de todos seja prioridade.

Existem florais que podem ajudar, por exemplo:
- Olive (florais de Bach): dá mais energia quando o desgaste nas horas de estudo é grande.
- Clamatis (florais de Bach): para a pessoa ficar no momento presente ao invés de ficar viajando na maionese e o que menos foca é nos estudos.
- Chestnut Bud (florais de Bach): ajuda no aprendizado.
- Madia (florais da California): para ajudar ter foco.

E assim vai. Tem muitos opções de florais. É preciso observar o comportamento da pessoa para ter uma ideia de qual Fórmula fica melhor para ajudá-la.

Estudar é um aprendizado para a vida. Para os pais nem sempre é fácil ter que lidar com os estudos dos filhos. Não se omita, participe, peça ajuda. Esses momentos são marcantes para o seu filho. Por mais chateado que ele fique na hora de estudar. No futuro, com certeza vai lembrar com carinho do seu empenho. Com equilíbrio, sem exageros. Estudos e lazer. Afinal, criança feliz, é criança que brinca e recebe o amor da família e amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!