terça-feira, 21 de junho de 2016

Cuidados no inverno



Cuidados no inverno

O inverno chegou e com ele cuidados especiais precisam ser tomados. Principalmente em locais que faz muito frio. Hoje existem muitas opções para se aquecer. Desde ar condicionado, lareira e uma diversidade de modelos de aquecedores. Cada um deles com suas peculiaridades e cuidados. 

- Ar-condicionado: precisa de limpeza do equipamento pelo menos uma vez por ano e dos filtros constantemente. Sendo que esta você mesmo pode fazer. 

- Aquecedores: existem vários modelos – cerâmicos, termoventiladores, elétrico e a óleo. Sendo que esse último não queima o ar do ambiente. Cada um tem suas vantagens de esquentar, mas pode tornar o ambiente insalubre se não tiver saída de ar. Não sele o ambiente. Deixa uma passagem de ar. Seja porta ou janela entreaberta para o ar circular.

- Lareira: além do charme é quase uma terapia ficar ao redor do fogo e lidando com ele para manter a chama acesa. Preze pela segurança. Se tiver animais ou crianças pequenas use um protetor para as chamas.

A maioria dessas formas de aquecer deixa o ambiente ressacado. Tem suas vantagens para tirar o excesso de umidade normal no inverno. Mas pode ser prejudicial à saúde. Então, não se esqueça de deixar uma abertura, o ambiente precisa ventilar. Ser aberto para o ar circular.

Outro detalhe importante são cuidados básicos com a saúde como: evitar sair com o cabelo molhado em dias muito frios e ventosos. Vestir roupas confortáveis. De preferência de algodão. Em locais que a amplitude térmica é muito grande ter sempre um casaco a mão para evitar passar frio. É mais fácil tirar uma peça de roupa do que passar frio por não ter uma à mão.

Bebidas quentes além de ajudar a esquentar podem criar um clima gostoso de cumplicidade. Tomar um chá, café ou chimarrão com uma companhia agradável torna o clima frio num momento de calor humano.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!