quarta-feira, 21 de junho de 2017

Uma casa resiliente

Fonte da imagem: http://rockntech.com.br/14-casas-e-edificios-criativos-que-foram-construidos-sem-danificar-arvores-locais/

Uma casa resiliente

Independente do tamanho da casa ela tem que sempre ser adaptada a necessidade de seus moradores. Sejam muitos ou poucos sempre é preciso dar um jeito. Já vi casas enormes morando uma pessoa. Assim como casas bem pequenas com muitas pessoas morando nela.

Resiliência é a capacidade de se adaptar facilmente às mudanças. Isso vale na natureza, na capacidade humana e pode-se verificar isso no lar. Seja de forma intencional ou não. Como um abraço que traz consolo ou um espinho que nos faz buscar algo melhor. Essa superação mostra o quanto se pode adaptar e ter um melhor olhar sobre as situações. O que nos leva a diferenciar outros dois conceitos: insistência e persistência. No caso da insistência é sempre realizar do mesmo jeito, querendo respostas diferentes, nesse caso sem inovar não terá alternativas para uma solução melhor. Já a persistência é realizar a mesma atividade de formas diferentes. As alternativas criadas tendem a trazer soluções para as questões que se deseja resolver. Nesse caso resiliência casa com persistência. Utilizando esse método no seu lar. Vai se refletir na sua vida. Por exemplo:

- Reorganizar o lar para que os móveis existentes atendam as necessidades dos que moram nele. Ouvindo todos no lar podem-se encontrar alternativas que atendam a todos.

- Ao invés de ficarem criticando um ao outro. Quem sabe fazer uma mesa redonda onde todos expõem suas opiniões e tendam a achar uma alternativa boa para todos. Sem fuxicos ou exageros. Compreendendo a faixa etária de cada um. Suas necessidades e encontrando um denominador comum para a harmonia familiar. Essa atitude com certeza vai refletir positivamente na escola e no ambiente de trabalho.

- Em período de situações financeira difíceis. Fazer um levantamento dos gastos. Cortar os supérfluos. Porem é preciso manter algo para momentos de lazer e alegria. Podem ser passeios, jogos e brincadeiras que envolvam todos da casa. Pode-se se descobrir momentos mágicos. Sem custos. Ou inventar ou estipular datas no mês para uma refeição especial ou evento especial.

- Intolerância, falta de respeito, ciúme e desconfiança. Só alimentam a mente com venenos. Pare um pouco, respire devagar. Sinta como seu coração se sente referente a isso. Se dói. É por que realmente essas atitudes e modos de ver a vida só te fazem mal. Num momento de reflexão que tal mudar de atitude. Uma dica é fazendo uma mudança externa refletir numa mudança interna. Comece nem que seja reorganizando a gaveta. Vai eliminando da sua vida o que não é mais útil. Doe o que está em excesso. Uma liberdade exterior que pode se refletir numa liberdade interior. Ao se livrar de tralhas externas pode-se se livrar de tralhas internas.

O que nos acontece pode influenciar nosso dia a dia. O ponto de mutação e diferença é o que faço com o que fazem comigo. Assim estará tendo uma atitude resiliente e sendo persistente. Sua casa, sua vida, seu trabalho e seus relacionamentos serão muito melhores. Pode ver isso como uma atitude madura ou mais além. Uma atitude resiliente.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!