domingo, 9 de março de 2008

LUTO

K9 - Passar em Paz

Nos últimos meses perdi duas pessoas muito queridas da minha família. Na véspera do natal foi minha tia Marisa, a alegria em pessoa, uma data que ficará marcada para o resto da vida, nos primeiros anos com muita dor, certamente. Como o tempo, em muitos casos, é um grande curador, passará a ser uma lembrança com carinho da pessoa que foi. Sei disso, pois perdi há muitos anos uma tia na véspera de ano novo. Nos primeiros anos seguintes a data, era lembrada com tristeza. Hoje passado muitos anos, não esquecemos da Tia Maira, mas lembramos com carinho.

Também perdi um dos meus avôs na minha primeira semana de aula do segundo grau e o outro na semana que noivei. Parece que datas escolhidas para serem marcadas e não esquecidas. E ontem como não poderia ser diferente no dia Internacional da Mulher perdi meu sogro. Que após sofrer alguns meses de câncer finalmente descansou. Como não poderia ser diferente, embora, infelizmente não se tinha muita esperança e sabendo que a morte seria iminente, toda a família e amigos sofremos muito.

Levei no velório por alguns instantes meu filho, que era o único neto do Quintino. Como ele não tem 3 anos ainda, achava que vovô ainda tava dodói, dissemos que ele estava com o papai do céu. Ele sem entender nada ficava brincando. A única pessoa alegre no recinto! Isso faz refletir muito sobre a morte, a qual não sabemos muito e por isso muitas pessoas a temem. Cada religião/cultura tem uma forma de ver a morte e o pós-morte. Eu acredito que continuamos na nossa evolução espiritual. Aqui é uma escola para aprendermos e nos conhecermos melhor. Depois continuamos a nossa caminhada. Isso não impede que tenhamos dor ao perder um ente querido. Pois quem fica sente falta. Fica mais triste ainda quando é uma morte trágica. Deveríamos pensar melhor sobre a pessoa que vai, não com tristeza mas com esperança que seu corpo descanse em paz e sua alma continue sua evolução.

Como disse antes, o tempo é um grande remédio/curador, não para esquecermos aquela pessoa, mas honrarmos o ser humano que foi e orar que continua sua caminhada espiritual onde quer que esteja, e nós que ficamos, valorizarmos mais a vida, aproveitar cada momento, agradecer, dar aquele abraço gostoso, pedir desculpas, ... Não sabemos o amanhã e se poderemos ver novamente a pessoa querida com saúde, e possamos dizer tudo de bom e/ou o que aprendemos com ela.

Valorizar a vida é a melhor homenagem que podemos fazer para aqueles que se foram para outras esferas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!