terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Repelentes Naturais


Chuvarada, calor e o verão chegando são ingredientes ideais para o aparecimento de insetos ou de mais insetos do que o normal. Procurando agir de uma forma ecológica, vamos sugerir repelentes naturais que não agridam a natureza, repelem os “visitantes indesejados” e ainda podem deixar sua casa mais agradável e bonita usando plantas como recurso.

Pode-se utilizar as plantas abaixo como repelentes naturais, procure colocá-las de tal forma que fiquem onde passa o vento, para levar o aroma pela casa além de deixar seu lar mais cheiroso e bonito:


- Arruda (ruta graveolens)

- Citronela (Cymbopogon sp)

- Hortelã (Menta spp)

- Pimenta (Capsicum)

- Cravo de defunto (Tagetes minuta)

- Calêndula (Calendula Officinalis)

- Crisântemo (Dentranthema grandiflorum)

Dentre as plantas acima citadas, a citronela tem propriedades especiais. Ela tem a aparência do Capim-cidreira e o aroma parecido com eucalipto. Seu cheiro é agradável aos humanos e desagradável para moscas e insetos como o mosquito da dengue. É utilizada na fórmula de repelentes, velas, óleos essenciais, etc. Tudo em prol de afastar os “minúsculos visitantes” de nossas residências. Desta forma, sendo ecológica, pois não os mata, somente afasta.

Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.

Procure usar o bom senso, antes de aplicar na pele repelentes, faça um teste antes.

Abaixo mais informações sobre a Citronela:

Citronela – Planta que combate os mosquitos da dengue:

* Nome Científico: Cymbopogon winterianus
* Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus
* Nome Popular: Citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus)
* Família: Poaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Ceilão, Índia, Java.
* Ciclo de Vida: Perene
* Indicações: Repelente de insetos, aromaterapia em casos de nervosismo, ansiedade, agitação.
* Propriedades: Calmante, bactericida, carminativa, repelente de insetos.
* Partes usadas: Folhas e colmos.

Características:
1. Funciona como controlador biológico do Aedes aegypti.
2. Lembra a erva cidreira, mas que tem resultados bem diferentes.
3. Pode ser cultivada em jardins e vasos nas entradas das portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, cobre como repelente 50m2.
4. A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. Ela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão.

Fonte: http://www.revistavigor.com.br/2008/09/23/citronela-planta-que-combate-o-mosquito-da-dengue/ (Publicado por Marcos Vinhal em 23 de setembro, 2008)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!