terça-feira, 16 de julho de 2013

Respeitar os alimentos!!!!


Vivemos num mundo fantástico, com uma natureza exuberante, e achamos que podemos dispor dela como queremos. Agir assim é irresponsabilidade. Precisamos sim é preservar e cuidar. O cultivo de alimentos, por exemplo, é importante para a população. Desde que não aconteça depredação e uso irresponsável dos espaços.
O que podemos fazer para contribuir com o equilíbrio são várias atitudes, entre elas evitar o desperdício de alimentos.
Respeitar os alimentos que nos sustentam todos os dias é respeitar o mundo a nossa volta. Então ai vão algumas dicas:

- Nunca vá ao mercado com fome. Assim tenderá a comprar mais do que realmente precisa.
- Observar a freqüência de uso de alimentos em casa e comprar de acordo com a sua necessidade e uso.
- Usar a regra – PEPS: Primeiro que entra, primeiro que sai. Os alimentos que compramos primeiro devem ser consumidos antes dos mais recentes. Por exemplo: Se comprou cebolas e ainda tem algumas em casa. Essas mais antigas devem ser consumidas primeiro para evitar que se estraguem logo.
- Procure servir no prato menos do que imaginou. Nunca sirva demais. Se for o caso, pode ser mais de uma vez, em pequenas quantidades.
- Temperar somente a salada que vai consumir.
- Reaproveitar restos de alimentos. Existem várias receitas nesse sentido. Pode fazer o famoso ‘mexido’ do que restou do almoço. Para dar um sabor a mais: fritar uma cebola e alho num fio de olho e colocar o resto que sobrou como arroz, feijão, carne picada, batata e assim vai.
- Aproveitar a água do cozimento de legumes como o brócolis e usar depois no arroz, por exemplo. Os talos de várias plantas como a couve picados podem ser usados em ensopados ou refogados.
- Sobrou pão, que tão fazer um pudim?
- Caso esteja disposto ainda pode fazer uma composteira com os restos de alimentos. Evitando que restos de comida vão parar nos lixões. Existem opções de prontas e para montar. Pesquise e encontre a que se encaixa na sua disponibilidade.

Além de fazer uma boa economia, ajuda a natureza evitando desperdício de alimentos. Tenha essa bela atitude e a mãe natureza e o seu bolso vão agradecer!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!