quarta-feira, 31 de julho de 2013

Voltando a rotina com as crianças



Embora o período de férias do meio do ano seja curto. Muitas vezes, é suficiente para alterar a rotinas das crianças. Quando voltam às aulas podem ter muita briga ou estresse para retornar ao cotidiano habitual.

Pequenos detalhes podem ajudar. Todo hábito vem de uma rotina estabelecida. Como escovar os dentes ou fazer pelo menos três refeições diárias.  Pode ser difícil no início, mas aos poucos todos vão se habituando. Se acostumar com o bem bom todo mundo gosta e se acostuma rápido – como no período de férias que normalmente não se tem muita obrigação com horários e as atividades consideradas mais prazerosas são em maior número.

Com a volta as aulas, as crianças precisam ter horário para dormir e levantar, fazer as refeições, tarefas escolares e lazer. Um item principal desse itinerário é o horário de dormir e a qualidade desse sono. Fazer a criançada ir cedo para a cama não é fácil, mas é preciso ter um horário pré-combinado com os pais. Depois tem que verificar como é o sono do seu filho.  Uma noite mal dormida vai refletir num dia mal aproveitado. Onde a criança terá dificuldades de se concentrar e fazer o que é habitual na sua rotina.

Cuidar o horário das refeições para que as crianças não tenham que comer correndo para não chegar atrasada na aula. Um ambiente e a alimentação saudáveis tornam esse momento bom para toda a família.
Quando a criança retorna ao lar depois da aula, seria interessante ela fazer um lanche e descansar um pouco antes de fazer uma tarefa ou outra atividade.

Lembre-se que seu filho precisa ter momentos de lazer também. Nem que seja olhar desenho, ler gibi, brincar ou simplesmente não fazer nada. Criança tem que brincar. Rotinas são práticas e necessárias no nosso dia a dia. O lazer traz cor para nosso cotidiano. E uma criança mais do que qualquer um precisa aproveitar essa fase da vida tão bela e peculiar que é a infância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!