quinta-feira, 28 de julho de 2016

Cores nos quartos das crianças



Cores nos quartos das crianças

As cores são como vitaminas energéticas. Um ambiente colorido pode ser muito alegre e lúdico ajudando a elevar a energia e o animo. Cada cor tem uma energia própria e quando bem usada pode contribuir para um local ser mais apropriado de acordo com o que se deseja.

O quarto das crianças é um lugar onde elas além de dormir, brincam e estudam de acordo com a idade. A tendência é colocar cores fortes e alegres. Para tanto se deve ter cuidado. As cores podem ser muito estimulantes e na hora de dormir deixar as crianças muito agitadas.

Para os bebês, por exemplo, móbiles coloridos vão estimular a visão e aos poucos o aprendizado de cores e formas. Para os maiorzinhos – brinquedos coloridos são mais alegres e lúdicos.

As cores indicadas para pintar as paredes são em tons claros e usar cores mais fortes em objetos e brinquedos. As colchas também podem ser bem coloridas. Caso a criança queira pintar o quarto com uma cor forte negocie com ela. E coloque a cor numa cortina que é bem mais fácil de trocar do que pintar a parede inteira.


No caso de usar uma colcha, cortina ou decoração muito colorida você notar que seu filho não dorme bem e está muito agitado, comece a tornar as cores do quarto mais neutras e observe. Pode ser o excesso de cores que podem estar influenciando. Existem outros fatores possíveis. Mas primeiro verifique as cores.

Evite a cor azul em quarto de crianças tímidas e muito introspectivas, essa já é um detalhe da cor que pode aprofundar essa característica. Bem como evite a cor vermelha caso a criança seja muito agitada. 

A cor amarela estimula o intelecto, portanto boa para local de estudos, como uma escrivaninha ou sala de estudos, mas não para o quarto. Provavelmente a criança não vai relaxar.

A cor rosa traz aconchego e o verde acalma, por ser a cor da natureza. A cor laranja é muito alegre. Em detalhes ou em tons claros nas paredes podem tornar o ambiente bem saudável e bom de ficar.

Sempre é bom buscar o equilíbrio e evitar os excessos. Tons claros nas paredes, branco só no teto para ampliar o ambiente, principalmente, se o quarto é pequeno e ousar nas cores de objetos da decoração que são mais fáceis de trocar. Assim pode aliar o útil ao agradável.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços



No vídeo abaixo da minha amiga Gabriela Irigaray falamos sobre Cromoterapia, juntamente com outros profissionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!