terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Amigo secreto (roubado) desapegado



Amigo secreto roubado desapegado

Esses dias no grupo de estudos que participo sobre Práticas Restaurativas a coordenadora Cristina Martins sugeriu que fizéssemos um amigo secreto roubado desapegado. No encontro anterior já se tinha combinado que o presente seria algo para as colegas usarem como objeto da palavra ou peça central – itens utilizados em Círculos de Paz da qual todas organizamos. Algumas não gostaram muito da ideia no início, mas no fim todas se divertiram.

Essa mesma brincadeira você pode utilizar com sua família ou grupo de trabalho ou amigos. Inspire-se. Realizamos da seguinte maneira:

- Todos os presentes são colocados no centro. Embrulhados para que ninguém saiba o que é o que.

- São colocados num saco números referentes ao total de participantes. No caso do nosso evento foram 22 mulheres.

- Cada uma pega um número. Depois na sequência o primeiro escolhe um presente e assim por diante.

- Quando você é roubado pode escolher um presente do centro ou roubar de alguém. E a pessoa que teve o presente roubado pode também pegar do centro ou roubar de outro seguindo as regras.

O detalhe do presente roubado desapegado a partir do número 3 ele pode roubar o presente de quem já recebeu menos do imediatamente anterior. Nós estipulamos que cada pessoa poderia roubar 2 vezes e ser roubado 2 vezes. Também concordamos que seria um bom momento para treinar nossa capacidade de desapego. Por isso, a alteração do nome de Amigo Secreto roubado para Amigo secreto desapegado.

Foi um momento de muita descontração e risadas. Eu por exemplo, peguei uma árvore com mensagens positivas. Tinha ficado de olho desde o início (a embalagem era transparente). Mas então fui roubada. Na sequência, peguei um presente embrulhado do centro. E não é que era uma versão da mesma árvore só que menor. Amei! Em seguida, fui roubada de novo. Então, roubei a árvore que tinha sido roubada de mim. Como já tinha sido roubada duas vezes, não poderiam mais tirar a árvore de mim.

Teve presente roubado várias vezes. O que tornou a disputa muito divertida. No fim as reflexões foram muito interessantes. No meu caso, conclui que devemos praticar sim o desapego. E aquilo que é para ser seu será. No caso, naquele dia estava destinada a ter a árvore. Detalhes ambas as árvores foram compradas em cidades diferentes. Foram os únicos presentes exatamente iguais apenas com tamanhos diferentes.

Que tal propor para sua família ou amigos. Organizarem as regras como quiserem e se divertirem para valer. No final cada pessoa que comprou o presente conta sobre sua escolha. Um momento de descontração e um belo treino de desapego.

Mais ideias para amigos secretos diferentes em:

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!