Dia 22 de abril é o dia da Terra, antecipando essa data especial, vamos falar sobre os 3 R: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. Formas de poupar a natureza e criar uma consciência ecológica. Pois a cada dia que passa as pessoas se tornam mais consumistas e sem ter noção do mal que estão fazendo para a natureza e por conseqüência para si mesmas.
Abaixo estão várias dicas tiradas do site: http://www.natureba.com.br/3Rs.htm
- Não precisa embrulhar! Recuse o excesso de embalagens no comércio.
- Os sacos de papel são feitos de árvores e os de plásticos são feitos de petróleo. Ambos geram poluição na fabricação.
- Leve sacola própria (de pano, de feira...) para trazer boa parte das compras do mercado para casa. Se levar sacos de supermercado para casa, reutilize-os como sacos de lixo, mas use com bastante moderação pois a decomposição leva 100 anos. Na Alemanha e Irlanda, a sacola plástica é cobrada no supermercado e isto fez o volume diminuir drasticamente.
- Opte por produtos com pouca embalagem ou embalagem reutilizável como potes e vidros.
- Evite embalagens não recicláveis. Rejeite o isopor.
- Evite usar descartáveis com frequência como: pratos, garfos, copos e talheres (muito comuns em fast-foods).
- Lanchonetes devem evitar servir sachês com porções individuais de açúcar, sal e temperos optando por potes de mesa.
- Compre somente a quantidade que vai consumir.
- Escolha produtos duráveis. Adquira brinquedos somente com certificado.
- Não compre produtos piratas como : roupas, tênis, CDs, DVDs, produtos de informática, óculos de sol, pilhas, etc. Quanto menos impostos arrecadados, menos investimentos sociais.
- Evite o consumo de supérfluos. Não encha sua casa de tralhas.
- Devolva materiais de escritório que você não usa ao almoxarifado da empresa.
- Antes de sair de casa, faça uma lista do que precisa comprar. Evite compras por impulso.
- No escritório, use somente 1 copo de plástico por dia ou traga sua caneca de casa.
- Em casa prefira usar guardanapos, toalhas e filtros de pano aos de papel.
- Recuse folhetos.
- Utilize os dois lados da folha de papel para escrever, imprimir ou fazer rascunho. Revise textos na tela do computador antes de imprimir. Poupe árvores.
- Reutilize papel de embrulho de presente.
- Dê presentes úteis. Procure descobrir o que seus parentes estão precisando ou querendo comprar na ocasião.
- Muitas pessoas já estão divulgando esta idéia por e-mail : Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente.
- Se você acessa seu banco pela internet, bloqueie o envio de extratos mensais pelo correio (reative quando quiser).
Sempre que possível procure aproveitar integralmente os alimentos como: talos, folhas, sementes e cascas. Ver receitas no site www.mesabrasil.sesc.com.br.
- Doe roupas, brinquedos, livros e outros objetos que não tem mais utilidade para você, mas que pode ser útil para outra pessoa. Passe adiante. Algumas instituições, como o Exército da Salvação, recolhem móveis e objetos usados para vender em bazares.
- Procure móveis e objetos de segunda mão.
- Pelo menos a cada mudança de estação, organize seu armário de roupas. Você encontrará peças esquecidas que poderá usar ou repassar para alguém. Roupas rasgadas servem de trapos para limpeza.
- Prefira consertar a substituir objetos.
- Não jogue o pinheiro de Natal no lixo. Cuide bem dele até o Natal e depois plante no jardim. Ou utilize árvore sintética.
- Use a imaginação para dar utilidade aos objetos que iriam para o lixo.
- Leve remédios que não usa ou vencidos a um posto de saúde próximo.
- Prefira produtos reciclados.
- Incentive a comunidade a exigir a coleta seletiva e o fim dos lixões a céu aberto. Cobre iniciativas do prefeito.
- Não jogue no lixo baterias de celular, lâmpadas, restos de tinta ou produtos químicos. Em caso de dúvidas de descarte, ligue para o serviço de atendimento do fabricante.
- A empresa Apliquim faz reciclagem de lâmpadas www.apliquim.com.br.
- Cobrar das prefeituras mais empenho em viabilizar e criar cooperativas e associações de catadores de material reciclável.
- Não leve pneus velhos para casa, nem abandone em qualquer lugar. Eles atraem mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Deixe o pneu velho onde estiver comprando o pneu novo.
- Sobre o descarte de computadores, TVs, telefones celulares, fornos de microondas, câmeras fotográficas e outros equipamentos, exija do governo uma norma nacional sobre reciclagem e eliminação do lixo eletrônico, já que muitos componentes têm substâncias tóxicas.
- Com criatividade, enfeite a casa com: uma bonita fruteira, artesanato com recicláveis, vasos de folhagens, temperos, flores com raiz e crie um ambiente em harmonia com a natureza. Quem tem quintal, pode cultivar um jardim, uma pequena horta ou plantar árvores para servir de abrigo e atrair as visitas dos passarinhos.
Estas informações são parte integrante do programa de educação ambiental on-line do portal NATUREBA : www.natureba.com.br "Responsabilidade Ambiental na Prática : Combate ao Desperdício e Preservação da Natureza."
Fonte: http://www.natureba.com.br/3Rs.htm, em 13 Abr 09 às 16h34min
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata por sua participação!!!