É normal as pessoas terem em casa uma mini farmácia, pelo menos um remédio para dor de cabeça quase todo mundo tem. O problema fica com a automedicação (que pode piorar estados de saúde quando os remédios são mal utilizados ou usados com prazo de validade vencido).
A sugestão aqui é como conservar e utilizar esses medicamentos:
1) Use apenas medicamentos indicados por seu médico;
2) Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças e animais;
3) Identifique na caixa (quando o remédio é indicado especificamente para um membro da família) para quem é o remédio, dose recomendada e quando deve ser utilizado (quando for em momentos específicos);
4) Verifique periodicamente a validade dos remédios. Quando estiverem vencidos leve na farmácia mais próxima da sua casa para ser descartado. Jamais coloque na lata do lixo ou despeje na pia ou tanque;
5) Tenha um caderno de histórico pessoal dos remédios que está tomando e possíveis reações. Assim se você passar mal. O médico poderá verificar se foi algum efeito colateral do remédio ou até erro na dosagem. Isso é válido principalmente para quem tem criança.
Caso não precise de remédios específicos indicados por seu médico, existem outros tratamentos, remédios saudáveis que podem estar a sua disposição como as essencias florais.
Muitas vezes, um chá pode resolver uma simples dor de barriga sem a necessidade de remédios alopáticos.
Vá regularmente ao seu médico, e informe das outras formas complementares de tratamento que esteja utilizando. Muitas vezes, outras formas de tratamento podem auxiliar no seu tratamento e ajudar a reduzir o uso de medicamentos alopáticos.
Abaixo tem a frase do Paracelso e o site do qual foi tirada tem outras dicas preciosas quanto a farmácia em casa.
Paracelsus (1493-1541): "Todo medicamento é potencialmente um veneno: o que distingue um medicamento de um veneno é tão somente a dose".
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3975&ReturnCatID=763
O melhor remédio é cuidar da sua saúde física, mental e espiritual com uma alimentação saudável, atividade física (ou pelo menos não ter uma vida tão sedentária), cultivar pensamentos e sentimentos saudáveis e levar a vida numa boa.
Oi Andrea,
ResponderExcluirAcho que não estou conseguindo falar com você via email.
Poderia da uma olhadinha se recebeu, é Bárbara, passei meus dados a ti.
Aguardo.
Att.,
Oi!
ResponderExcluirRespondi por e-mail.
Beijocas mil!
Andrea