terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Valores


Valores

A história do nosso mundo é muito antiga. Guerras e atrocidades já aconteceram e muito ao longo dos milênios. O que hoje temos de diferente é a comunicação que nos informa em tempo real tudo que acontece. Mas o que também tem ocorrido é uma grande crise de valores. Filhos não respeitam pais e pais não respeitam filhos e a sociedade tem uma crise talvez sem precedentes. E as badernas aumentam por uma total falta de respeito.

Acredito que minha liberdade vai até onde começa a do outro. E são em pequenos atos do dia a dia que isso é demonstrado. É aprendido com educação em casa e na escola e com o exemplo.

Os valores que temos hoje foram aprendidos em casa ou aprendidos e incutidos na nossa mente pela sociedade que estamos inseridos. Guiam-nos e nos dão um norte para o que é certo. Normalmente estão ligados a conceitos culturais e religiosos. Mas principalmente ao que diz o nosso coração. Nem sempre agimos como nosso coração manda, o que realmente temos lá no fundo. O que é uma pena!

O que pode fazer para uma sociedade melhor? Seja um exemplo: para seu filho, amigos, colegas, etc. Pequenas atitudes podem fazer a diferença.

- Ser gentil usando aquelas “palavrinhas mágicas”: por favor, obrigada, sinto muito, com licença!

- Se o que pretende falar não vai acrescentar algo de bom. Não diga! É melhor ficar em silêncio do que ofender e aumentar um conflito. A reflexão é o melhor remédio.

- Não precisamos levar vantagem em tudo. A ganância não deve ser o timão da nossa vida. Será que preciso ter o que quero para ser feliz? Será que comer um bom prato de feijão com arroz ao lado que quem amamos é muito menos importante que comer caviar do lado de estranhos? Claro que estou exagerando. Para se ter uma ideia dos absurdos que existem por ai. Uma vida mais simples não quer dizer uma vida miserável.

- Honestidade e ética podem ser ensinados. Existem maneiras de ensinar e demonstrar. Os pais hoje tem menos tempo com seus filhos e infelizmente muitos delegam a educação de seus filhos para terceiros. Poderia ser diferente. As famílias estão cada dia menores. A qualidade do tempo com os filhos poderia ser muito melhor. É preciso atitude e força de vontade dos pais. Já que a infância passa muito rápido. E essa base é muito importante. Pense no que está ensinando ou exemplificando para seu filho. Eles são a semente do futuro que está sendo plantada agora. Somos responsáveis pelo mundo que eles estão nascendo.


Lembre-se a simplicidade é a chave. Um passo de cada vez. Uma atitude de cada vez. Faça a diferença no seu dia a dia. E essa energia vai reverberar ao seu redor. Juntando a energia das demais pessoas criamos um inconsciente coletivo de amor, respeito, honestidade, ética, compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!