quarta-feira, 4 de abril de 2018

Um quarto inspirado no modelo Montessori

Fonte da imagem: http://www.mae.blog.br/quarto-montessoriano/



Um quarto inspirado no modelo Montessori

Maria Montessori foi uma médica e pedagoga que no início do século passado desenvolveu atividades com as crianças criando métodos que estimulam sua independência. Uma das suas premissas é o ambiente preparado para o desenvolvimento equilibrado na infância. Com base nessa metodologia o quarto de uma criança tem um enfoque bem diferente do que damos atualmente. Hoje é pensado em como facilitar para o adulto lidar com a criança e não ser um espaço para ela se desenvolver.

Daí você pode se questionar: - Como assim? Então esclareço: o berço é com grades para que a criança não saia - parecendo uma prisão. O enfoque é na sua segurança em não cair. O trocador de fralda é alto e assim por diante, ficando tudo facilitado para o adulto. Num quarto dentro da filosofia Montessori tudo fica ao alcance da criança. Sendo ela privilegiada e o adulto é que tem que se adaptar.

O espaço precisa ser pensado em facilitar a ação da criança com toda a segurança é claro! Então a cama e, por conseguinte o trocar as fraldas é no chão. Tudo em cima de um colchão que a criança pode se locomover à vontade. Tapetes podem ser usados para ela ter a noção de diferentes texturas.

Uma barra pode ser colocada na parede para que a criança possa se agarrar e treinar seus primeiros passos. Uma pequena estante ou cestos com brinquedos e livros para que ela mesma escolha quais quer brincar. Na medida que vai crescendo os pais ensinam a guardar. Para tanto, não colocar muitos brinquedos a disposição. Troque a cada 15 dias, por exemplo.

Para maior segurança evite móveis com quinas e objetos que possam quebrar, como itens de vidro. Proteja as tomadas.

Com relação a espelhos, item recomendado pelo método Montessori para que a criança se auto observe, eu tenho uma ressalva. Em quarto de criança pode gerar sustos. Em função de luzes do ambiente ou de locais próximos refletirem no mesmo. Gerando imagens inesperadas que podem assustar a criança, principalmente na hora de dormir.
Esse método pode ser levado para toda a casa. Para que a criança possa circular livremente. Não podendo adaptar o lar. Pelo menos o quarto da criança siga essas premissas.

Na metodologia Montessori é criado um ambiente lúdico para a criança que estimula a criatividade e seguro para seu desenvolvimento. Ficou curioso? Pesquise sobre o método. É uma filosofia de aprendizado que indico para ser estudado de maneira formal para ser aplicado nas escolas e também em casa. Com um olhar especial para a criança, adulto consciente e ambiente preparado se cultiva uma família feliz e saudável.

Atualmente estou fazendo o curso Mundo em Cores considerado como uma escola de pais. Até onde estudei estou amando, portanto, recomendo. Mais informações no site https://mundoemcores.com/

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!