terça-feira, 14 de maio de 2019

Heróis da nossa jornada



Heróis da nossa jornada

Para você o que é um herói? Você conhece algum na sua vida? Do conceito clássico de herói, sendo alguém filho de um deus com grandes poderes, ou os super-heróis das histórias em quadrinhos, chegando até aquelas pessoas que agem com coragem e salvam a vida de alguém ou o seu dia. Pensando bem! Acredito que temos muitos heróis não escondidos em identidades secretas, mas na nossa falta de reconhecimento em ver o quanto fazem diferença na nossa vida com seus atos heroicos. Não são percebidos e reconhecidos com seu devido valor.

É claro que temos aquelas profissões em que as pessoas arriscam sua própria vida para salvar a nossa como bombeiros e policiais. Podemos considerá-los sim, com certeza heróis. Porém alguém poderia dizer: - mas é o trabalho deles, ganham para isso. Pergunto? Você faria o que eles fazem? Eles escolheram essa profissão, tiveram coragem. Um requisito muito importante para o tipo de trabalho deles.

Nas histórias clássicas um herói pode ser uma pessoa abnegada que busca ajudar sem pedir nada em troca pelas suas atitudes. Mas estamos falando aqui de atos heroicos no dia a dia. Do herói sendo aquela pessoa que salva o seu dia. Sendo com abraço num momento de tristeza, entregando algo que você precisa no momento certo ou até salvando sua vida num incêndio.

A história reconhece na trajetória da humanidade várias pessoas que fizeram diferença na sua época. Esses nomes ficaram registrados nos livros. Nem todos estão lá, independente disso precisamos agradecer. Se não fosse pela atitude de muitos deles não estaríamos aqui. Suas escolhas feitas para ajudar sua família, cidade, estado ou país fizeram a diferença. Talvez olhando hoje possamos questionar seus métodos. Mas sem nos inserirmos no contexto da época fica difícil fazer julgamentos isentos. Olhando para o passado podemos imaginar caminhos diferentes. Então, quem sabe hoje você possa ser o herói com uma atitude mais ética, honesta, desinteressada apenas agindo em prol do bem maior e do próximo.

Os requisitos para ser um herói podem contar com atitudes altruístas. Coragem que é agir com amor superando seus próprios medos, enfrentá-los pensando no bem maior. Quando é esse o foco muitas vezes abrimos mão da nossa própria segurança, conseguimos sair da zona de conforto e fazer a diferença para a vida de uma pessoa ou de uma comunidade como um todo.

Essa semana, Santa Maria/RS, minha cidade de nascimento e coração comemora seus 161 anos. E o senhor Carlos Roberto Gomide pesquisou e escreveu um livro falando sobre o primeiro herói dessa localidade: “Maneco Pedroso – O Herói Esquecido”. Cujos atos ajudaram a formatar o nosso estado como é hoje. Evitando o máximo possível o derramamento de sangue. Na época em que viveu eram comuns enfrentamentos, mas isso não quer dizer que precisava tudo acabar em morte para aqueles considerados inimigos. Uma escolha pessoal que refletiu nos seus comandados. Um legado registrado em documentos e resgatados pelo escritor acima citado.

Todas as nossas atitudes tem consequências. Seja o ato em si ou exemplo que alguém olhando de fora possa levar como lição de vida. Podemos ser heróis ou vilões perante a visão do outro. Cada herói tem sua jornada com seus desafios e aprendizagem. Todos somos heróis da nossa própria jornada. Tenha consciência disso e faça o seu melhor. Não encare as questões da vida como problemas, mas como desafios na sua jornada. Saiba que terá altos e baixos e que suas escolhas determinarão o rumo dos acontecimentos e tenha a consciência de ter feito o que tinha que ser feito.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços



Ficou interessado no livro? Entre em contato direto com o autor e encomende o seu exemplar: (55) 3225.5600 ou pelo e-mail carsmbr@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!