terça-feira, 1 de outubro de 2019

Feng shui e geobiologia: harmonizando os espaços


Feng shui e geobiologia: harmonizando os espaços

Harmonizar espaços é um ato de amor e carinho para com nosso lar ou espaços de convivência seja no trabalho, estudo ou lazer. Vivemos em ambientes e sua salubridade influencia na nossa saúde. Seja física, mental ou emocional.
Sim, os espaços podem influenciar na saúde. Formas, cores, qualidade de materiais, ventilação, iluminação e principalmente como a energia circula nesses ambientes. Nesse sentido, existem várias técnicas dentre elas uma  milenar chinesa amplamente conhecida como o Feng Shui. Segundo Ernest J. Eitel no livro considerado o primeiro no ocidente a falar sobre esse tema conceitua da seguinte forma:
Esta palavra bem conhecida significa “vento-água”, mas em seu sentido amplo significa as relações com a natureza ambiente, a influência da paisagem sobre a estética dos edifícios e na felicidade dos seus habitantes.”
Semelhante conceito também se aplica a Geobiologia, ciência que estuda a saúde e a vitalidade dos ambientes, além de sua relação com a salubridade dos seres vivos neles inseridos, segundo Allan Lopes e Juan Saez no seu livro sobre esse tema.
Ambas as técnicas: Feng Shui e Geobiologia tem muito em comum. Baseiam-se na observação da natureza e de suas influências. As veias do dragão no Feng Shui são as linhas energéticas referenciadas na Geobiologia. Caminhos diferentes para chegar no mesmo lugar – harmonizar os ambientes.
Independente do país ou se é oriental ou acidental o desejo de harmonizar ambientes é bem antigo. Pois tem a noção que onde passamos muito tempo tem que ser agradável e reconfortante. Caso contrário, exaure nossas energias.
Usamos num primeiro momento nossas observações da natureza, percepções de conforto e desconforto além disso existem inúmeras técnicas. Você pode aprender a respeito ou contratar um profissional da área. Mas de qualquer maneira. Olhe com carinho para os seus ambientes de convivência e veja o que pode melhorar nele para tornar mais aconchegante e aprazível para os que ali vivem. Assim, já dará o primeiro passo para harmonizar o espaço tornando-o mais salutar e pleno de bem-estar.

Livros citados:
Feng-Shui – a ciência do paisagismo sagrado na antiga China, Ernest J. Eitel, editora Ground
Geobiologia – a arte de bem sentir, Allan Lopes Pires e Juan Saez, editora Triom

Andrea dos Santos Leandro
Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!