quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Temporalidade de documentos (2)


Temporalidade de documentos (2)

Hoje em dia o mundo está mais digital. Livros, jogos e até documentos são virtuais ou digitalizados o que facilita o seu armazenamento. Mas, ainda temos aqueles papeis impressos que muitas vezes precisamos guardar. E nesse caso: Você sabe por quanto tempo?

Em primeiro lugar é preciso saber que tipos de documentos precisamos guardar. Por exemplo: certidão de nascimento e documentos referente a sua atividade profissional: como carteira de trabalho e qualquer comprovante do local onde trabalhou. Facilitará sua vida no momento da aposentadoria.

Documentos que algumas vezes são negligenciados são os exames de saúde. Normalmente para a realização de um novo se pede o anterior para comparar. E daí cadê? Nesse caso, é interessante ter uma pasta só para exames. Assim você tem um histórico de saúde. Os exames laboratoriais quando feitos no mesmo local (empresa) é possível ter esse controle. Nesse caso, a sugestão é sempre fazer no mesmo local para manter o acompanhamento histórico.

Os produtos adquiridos poderiam se guardar a nota pelo menos enquanto durar a garantia do produto, caso haja necessidade de troca ou conserto. O celular é um caso à parte. Troca-se com uma frequência cada vez maior. Facilita na hora de vender ter não só a nota como a caixa com todos os seus acessórios e manuais.

Já com os manuais sugiro procurar na internet a versão online. Quando tiver fique à vontade para descartar o impresso. Do contrário, avalie se é o caso de guardar para eventuais manutenções do produto. Nesse caso tenha uma caixa ou pasta denominada “manuais”.

Enfim, faça uma pesquisa rápida pela internet ou contate seu advogado ou contador para saber os documentos que necessita guardar e por quanto tempo. Procure guardar em pastas ou caixas mais resistentes, de plástico, por exemplo. Para que traças ou outros insetos não estraguem. Assim, manterá o que precisa e abrirá espaço para um local mais organizado e harmonioso.

Andrea dos Santos Leandro
Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!