terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Saúde mental começa em casa

 


Saúde mental começa em casa

Nossa casa é um espaço especial onde podemos potencializar uma cura ou afundar numa doença. Para que esse último item não aconteça precisamos tomar várias atitudes.

Inicie organizando a rotina de forma mais saudável e se possível divertida. Assim, já começa a reverberar na saúde mental das pessoas que vivem nesse local. E com certeza terá relação direta com a saúde do corpo também.

Não podemos desligar o corpo da mente. Estão interligados. Então quando cuidamos da saúde mental estamos cuidando da saúde como um todo. Itens importante é como gerencio minha rotina e como lido com os relacionamentos.

Importante ressaltar que os horários servem para organizar o seu dia e não ser uma prisão. É preciso tempo para descansar, trabalhar, ócio e diversão. Todos os dias!!!!!

- Descansar não é só a hora de dormir que deve ser respeitada, mas também outros momentos de relaxamento, seja um escalda pé ou automassagem.

- Trabalho seja home office ou fora de casa tem o seu instante. Não ser 24h de forma integral, respeite o seu tempo e biorritmo.

- Pode ser 5 minutos ou 50 ter aquele momento que fique sem fazer nada. Olhando para o céu, para o teto ou para o nada. A mente pode ter esse refresco.

- Diversão pode ser um hobby, olhar um filme, ouvir música, dançar, cozinhar, o que para você é divertido. Pense nessa ideia com carinho. Pode se surpreender!

Adquira novos hábitos como ter uma horta em casa, mesmo espaços pequenos comportam essa ideia. Aprenda algum tipo de artesanato que no início pode ser para sua casa e futuramente virar negócio.

Como trata as pessoas com quem convive também influencia e muito na saúde da mente. Tenha por princípio a gentileza e o respeito que o resto acompanha.

Arrume espaço na agenda para ter mais vida na sua rotina e lembre-se que você faz a diferença no seu dia a dia. Se não está legal repense e ponha mais alegria no que faz. Isso refletirá numa saúde física, mental e emocional melhor e com muito bem-estar.

Andrea dos Santos Leandro

Harmonização de Espaos



No mês de janeiro voltado para a  prevenção da Saúde Mental fui convidada para um bate papo numa Live pela psicóloga Cláudia Valverde para falar de Harmonização de Espaços e Saúde Mental. Será pelo Instagram @aduketerapia, dia 20 Jan 2021 às 20h.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!