quarta-feira, 20 de junho de 2018

Repensar o jeito de ver o mundo




Repensar o jeito de ver o mundo

Nos dias de hoje é fácil julgar. Olhar as situações e tirar conclusões rapidamente. Mas sem saber como e porque as pessoas chegaram onde chegaram é um desrespeito.

Vivemos tempos que não sabemos como lidar com filhos, alunos e funcionários. Chegar a um meio termo entre autoritarismo e autoridade nenhuma. Fica uma grande lacuna difícil, mas não impossível de preencher. Existem diversos aprendizados que podem auxiliar. Um novo olhar. Uma flexibilidade no agir perante as situações, por exemplo.

Não nos damos conta que atrás de uma birra, de um mal comportamento e de tantas situações que não compreendemos pode estar por traz uma necessidade não satisfeita ou um jeito de lidar que não foi aprendido. Isto é, a pessoa só sabe lidar daquele jeito por ser a forma que ela aprendeu. Seja por observar as pessoas ao seu redor ou pela sua própria natureza.

E aí que está a situação chave. A origem do comportamento podem ser muitas. E nem sempre será aquilo que você imaginou. Daí acontece os julgamentos. Aprendemos tantas coisas na escola: português, matemática, geografia, inglês e até história. Mas não a história pessoal. Como nossas famílias lidam com os problemas. Como os relacionamentos funcionam. Como mediar os conflitos em família e com os amigos. Algumas famílias podem até saber fazer isso, mas outras não. Na escola da vida nem sempre a avaliação é feita de forma justa.

Não é apenas se colocar no lugar do outro. É compreender que ele tem uma história que o levou até ali. Independente de você concordar com essa trajetória ou ações. O importante é se dar conta que cada um teu seu jeito de lidar com a situação. A fase da vida desde a tenra idade até idade avançada tem seus níveis de maturidade. E cada uma delas existem necessidades especificas do período e dos desejos pessoais. E para satisfazer essas necessidades nem todos aprenderam a ter condições de reconhecê-las e saber lidar com elas.

Independente das técnicas atuais que estão sendo criadas ou antigas. Valorize quem você é. Para conviver melhor em família e em sociedade procurar compreender o outro e lembrar que o respeito começa com você mesmo e daí pode ter um melhor relacionamento com seus filhos, alunos e funcionários.


Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!