quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Benefícios de escolher ser gentil


Benefícios de escolher ser gentil

No dia 06 de agosto de 2019 assisti a palestra: Praticando a linguagem do cuidado.  Com o Jéferson Cappellari, autor do livro ABC do Girafês – aprendendo a ser um comunicador emocional eficaz. Momento muito interessante e de grande aprendizado.

Foram instantes de grande reflexão, principalmente sobre paradigmas estabelecidos. No estudo da comunicação empática tem se usado a girafa como símbolo. O que é um aliado na hora de lidar com esse assunto com crianças. Ao estudar a respeito todos ficam encantados dos 8 ao 80 ou ampliando do zero ao 100 já que hoje em dia a expectativa de vida aumentou e sabemos que nossas crianças são inteligentes e perceptivas desde dentro da barriga da mãe.

Usar um símbolo rico como a girafa torna mais fácil de falar de um assunto tão importante como é a forma como nos comunicamos e nos conectamos com as pessoas. A saúde das relações tem uma relação direta com isso.

Em geral não temos noção de como a forma de nos comunicar influencia nos relacionamentos. Pessoas ressentidas e magoadas além de ficarem doentes podem ter atitudes que tornam o relacionamento mais difícil. A CNV (comunicação não-violenta) ou comunicação empática traz caminhos para tornar a jornada da convivência mais pacífica. Entender que por traz de uma atitude tem uma necessidade atendida ou não. E os conflitos surgem justamente quando não compreendemos essa equação.

Cada pessoa tem um jeito de ser e nós em geral não aprendemos a identificar nossas emoções e deixar clara nossas intenções. Quando o outro não atende aquilo que quero, seja o pedido tenha sido feito de forma expressa ou não. Mágoas e ressentimentos surgem.

Praticando a linguagem do cuidado ouvindo com o coração, a mente compreende a situação e melhores atitudes podem surgir. Gentileza é uma escolha que faz bem para ambas as partes. Pratique e verá que seu mundo será muito mais colorido com as cores do amor, paz, carinho e conexões saudáveis.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!