Janela da Disciplina Social
A primeira vez que vi a janela de
disciplina social foi numa palestra online da Isa Minatel, pouco tempo depois
descobri que é referenciada nas Práticas Restaurativas. Então resolvi fazer a
minha leitura misturando ambas visões e informações já estudadas pelo assunto para
tratar desse tema tão importante. De como nos conectamos e o quanto essas interações
influenciam nos relacionamentos.
A qualidade dos relacionamentos
seja em casa ou na escola ou em qualquer local depende muito como são conduzidas
e o afeto envolvido. Numa versão da Janela Social da Disciplina, podemos observar
no gráfico como se destacam as relações entre as pessoas de acordo com o
enfoque na forma de como se relacionam. Essas maneiras de conviver podem em
geral levar a 4 tipos de relacionamentos: autoritário, negligente, permissivo
ou ao que considero ideal com conexão saudável. Vejamos um pouco mais em
detalhes cada um:
Autoritarismo: excesso
de condução, exerce de controle o tempo todo. Na maioria das vezes, sem nenhuma
demonstração de afeto. Pode até existir, mas não é mostrado. Quando a criança é
conduzida o tempo todo assim pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento.
Tornando-se muitas vezes submissa ou no outro extremo revoltada. É uma relação
punitiva.
Negligência:
Praticamente sem condução e afeto. Infelizmente quando não se tem nenhum
cuidado com a criança ou os relacionamentos. Não se dá amor nem afeto. Criança largada
ao seu próprio destino. Gera uma relação de carência.
Permissividade: Pais sem
noção. criança faz tudo o que quer, a vontade dela é sempre satisfeita. Os pais
não tem nenhuma autoridade. Portanto, uma criança sem nenhum tipo de disciplina.
Podendo gerar uma criança tirana. Que não respeita nada nem ninguém.
Conexão Saudável:
autoridade com respeito, gentileza, carinho e firmeza. Conduzir a criança com
ponderação e apoio. Conversar sem humilhar. Onde o respeito é conquistado e não
imposto. As crianças precisam de autoridade para se sentirem seguras e ter
disciplina. Quando essa autoridade é harmoniosa com afeto e apoio se alcança o
ponto da conexão saudável. Gerando uma relação de confiança e respeito.
Na analogia feita pela Isa Minatel
de atravessar uma ponte. Autoridade e afeto são os parapeitos. Sem eles a
criança se sente insegura para atravessar a ponte.
Pais e professores são um
farol no início da jornada de vida das crianças. Quando sua educação é pautada
numa conexão saudável harmoniosa entre condução e afeto possivelmente gerara um
adulto emocionalmente saudável e feliz.
Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços
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