quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Janela da Disciplina Social


Janela da Disciplina Social

A primeira vez que vi a janela de disciplina social foi numa palestra online da Isa Minatel, pouco tempo depois descobri que é referenciada nas Práticas Restaurativas. Então resolvi fazer a minha leitura misturando ambas visões e informações já estudadas pelo assunto para tratar desse tema tão importante. De como nos conectamos e o quanto essas interações influenciam nos relacionamentos.

A qualidade dos relacionamentos seja em casa ou na escola ou em qualquer local depende muito como são conduzidas e o afeto envolvido. Numa versão da Janela Social da Disciplina, podemos observar no gráfico como se destacam as relações entre as pessoas de acordo com o enfoque na forma de como se relacionam. Essas maneiras de conviver podem em geral levar a 4 tipos de relacionamentos: autoritário, negligente, permissivo ou ao que considero ideal com conexão saudável. Vejamos um pouco mais em detalhes cada um:

Autoritarismo: excesso de condução, exerce de controle o tempo todo. Na maioria das vezes, sem nenhuma demonstração de afeto. Pode até existir, mas não é mostrado. Quando a criança é conduzida o tempo todo assim pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento. Tornando-se muitas vezes submissa ou no outro extremo revoltada. É uma relação punitiva.

Negligência: Praticamente sem condução e afeto. Infelizmente quando não se tem nenhum cuidado com a criança ou os relacionamentos. Não se dá amor nem afeto. Criança largada ao seu próprio destino. Gera uma relação de carência.

Permissividade: Pais sem noção. criança faz tudo o que quer, a vontade dela é sempre satisfeita. Os pais não tem nenhuma autoridade. Portanto, uma criança sem nenhum tipo de disciplina. Podendo gerar uma criança tirana. Que não respeita nada nem ninguém.

Conexão Saudável: autoridade com respeito, gentileza, carinho e firmeza. Conduzir a criança com ponderação e apoio. Conversar sem humilhar. Onde o respeito é conquistado e não imposto. As crianças precisam de autoridade para se sentirem seguras e ter disciplina. Quando essa autoridade é harmoniosa com afeto e apoio se alcança o ponto da conexão saudável. Gerando uma relação de confiança e respeito.

Na analogia feita pela Isa Minatel de atravessar uma ponte. Autoridade e afeto são os parapeitos. Sem eles a criança se sente insegura para atravessar a ponte.

Pais e professores são um farol no início da jornada de vida das crianças. Quando sua educação é pautada numa conexão saudável harmoniosa entre condução e afeto possivelmente gerara um adulto emocionalmente saudável e feliz.

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!