quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Caminhos para a paz nas escolas e outros locais


Caminhos para a paz nas escolas e outros locais

Todo caminho começa pelo primeiro passo. Esse movimento é dado por cada um de nós. As mudanças começam dentro de nós e a partir de uma dinâmica de interação com o outro é que começamos a influenciar seu mundo. Nada é imposto. Pelo seu exemplo e energia você pode fazer a diferença.

A paz não é a meta. Ela é o caminho. Tenho aprendido nos vários cursos e convivências ao longo da minha vida que é a consciência de suas ações pacíficas que tem influenciado o mundo. Falamos hoje na escola por ser um local de aprendizagem. Onde o educador ao ensinar também aprende. A criança ao aprender leva para casa essa informação e assim disseminando boas práticas. E por falar em práticas podemos iniciar falando de uma técnica ensinada em cursos de “Práticas Restaurativas” onde uma das ações utilizadas são os círculos de paz, dinâmica que tem como premissa criar um ambiente seguro para que as pessoas possam se conectar e se sentirem seguras ao expor suas ideias e sentimentos. Gerando momentos de transformação positiva nas relações dos que participam desse evento.

Outra iniciativa que comecei a participar é do curso de criação de núcleos de não violência nas escolas. Inspirado numa metodologia humanista. Cuja regra de ouro da não violência é: tratar os outros como eu gostaria de ser tratado. E a partir de dinâmicas mostrar vários caminhos para encontrar a paz, sendo um deles trabalhar sua respiração de forma consciente.

Alinhado com esses caminhos tem a educação emocional e a comunicação não violenta. Quando conseguimos identificar o que sentimos e o que está por trás começamos a perceber que são as nossas emoções, necessidades e perspectivas que ditam nossas ações. Quando mudamos o jeito de agir. O outro reage a isso. Portanto, uma ação mais empática, simpática e amorosa terá uma resposta igualmente na mesma energia. Talvez não de início. É uma caminhada que tem seus altos e baixos. Um desafio inspirador para o crescimento pessoal de cada um que trilha essa estrada.

Então, que estrada vai escolher? A dos conflitos ou da resolução deles. Muitos dessabores são provocados por mal entendimentos ou por falta de uma comunicação e conexão mais amorosas com as pessoas que nos são mais queridas e/ou que nos cercam. A mudança começa com um primeiro passo. Dê o seu e um mundo de possibilidades se descortinará.

Andrea dos Santos Leandro
Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!