quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Combinados da casa



Os combinados da casa

O jeito como lidamos com as situações podem transformá-las em momentos de pura conexão ou de desgosto e afastamento. Que tal começar em casa mudar a maneira de lidar com as situações. E depois pode levar para seu ambiente de trabalho. Acredito que fará uma enorme diferença. Lembre-se sua casa pode ser um grande laboratório de transformação.

Ao invés de chamar de as regras da casa use palavras mais amigáveis como – Os combinados da casa. Onde ambas as partes envolvidas opinam e ajudam a criar as regras, digo combinados. Claro que dependendo da maturidade das crianças é preciso ajudá-las e adaptar as suas necessidades. Dê opções que sejam validas para os pais e para as crianças. Por exemplo:

- Hora de dormir: caso a criança seja resistente. Torne o momento mais agradável. Mesmo que o seu dia seja cheio, às vezes esse é o seu único momento com a criança. Então, torne especial. Dê opções – ler uma história, fazer um exercício respiratório de forma divertida, tomar um leito morno juntos etc. Cada criança é única observe a sua e veja o que para ela é mais eficiente.

- A energia precisa circular pelo ambiente para ele ser mais saudável. Então, bagunça em excesso pode ser desagradável aos olhos e desgastante ter que arrumar toda hora. Então, tenha um espaço na casa para a criança brincar à vontade e tenha nichos e caixas para ela guardar seus brinquedos. Nada melhor que cada coisa ter sua “casinha” para voltar após o uso.

- Monte com seu filho um quadro de atividades. Não exagere nas obrigações. Na medida que crescem podem receber mais tarefas de acordo sua idade. Faça bem colorido com desenhos e seu filho também dando sugestões. Com momentos de brincar, descansar, estudar, ajudar nas tarefas etc.

Procure manter um tom de voz calmo e um sorriso no rosto e o momento de negociação, digo dos combinados se torna mais amistoso. Outra dica preciosa é quando o que foi acertado não é cumprido não usar de punições. Dialogue. Volte ao quadro de tarefas, mostre o que foi combinado. E pergunte: - na próxima vez o que é para fazer? Deixe a criança responder. Assim, ela vai aprendendo a ter responsabilidade. E você adulto saiba com crianças é preciso repetir, repetir e repetir e com o tempo o cérebro absorve a nova rotina. Isso não acontece do dia para noite. Lembre-se que agir com afeto e autoridade torna qualquer atividade mais agradável e fluida. Adapte isso ao seu ambiente de trabalho e com certeza os relacionamentos terão conexões mais saudáveis. E o clima de paz será mais constante.

Andrea dos Santos Leandro
Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!