quarta-feira, 25 de março de 2020

Pega leve!




Pega leve!

Tudo que acontece na vida da gente podemos encarar numa boa ou encontrar problema em todo lugar. Isso vai depender do nosso temperamento e jeito de olhar a vida. Em tempos que precisamos ficar um longo período dentro de casa. Pequenos incômodos ou desentendimentos podem ganhar proporções desastrosas.

Portanto, convido a todos a um desafio para o bem conviver: Pega Leve! Isso mesmo, usar a frase – pega leve! – Utilize como um gatilho mental para evitar exageros nas cobranças e ações. No início talvez não seja fácil, mas um hábito novo leva alguns dias para se estabelecer. Quando perceber de tanto pedir ou alguém falar para você vai mudar sua ação.

É preciso ficar claro que somos seres sociais que necessitamos viver em sociedade. Cada um é um rico no seu jeito de ser, uns mais introvertidos e outros extrovertidos. Isto é, a mesma ação vivida por uma pessoa não necessariamente a outra vai reagir igual.

Para o bem conviver é importante todos sentarem a mesa e fazer combinados. Sejam crianças ou adultos, todos podem dar suas sugestões e entrar num acordo, algumas dicas:

- Criar uma rotina – não rígida – é importante para trazer segurança mental. Cada pessoa da casa contribuir com limpeza, organização, preparação da alimentação, etc. Ter horário para trabalho e estudos. Assim todos tem atividades ao longo do dia. No dia seguinte algumas atividades podem ser mudadas.

- Evitar ficar brigando por qualquer coisa. Observe a situação para ver se não está exagerando na reação. Para o bem de todos pense: Pega leve!

- Pode criar nichos ou cestos/caixas com atividades relaxantes ou de entretenimento. Ali colocar jogos que podem ser jogados individuais como: resta um, quebra cabeças, caça palavras, etc. Deixando opções de distração que não seja jogos eletrônicos e televisão. Muda o foco de ação.

- Combinar momentos de relaxamento e alongamento em conjunto: pode ser meditação, exercícios físicos ou dançar.

Para muitas pessoas pode ser um momento de aprender ou reaprender a conviver de forma mais próxima com seus entes queridos. Respeito, carinho, compaixão, afeto e amor são os ingredientes para o bem viver. Então: Pega leve!

Andrea dos Santos Leandro
Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!