terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Preparando-se para retomada das aulas

 


Preparando-se para retomada das aulas

 

O ano de 2021 inicia com uma dinâmica diferente. 2020 nos pegou de surpresa. Já esse ano sabemos mais ou menos como inicia, mas ainda não sabemos como terminará. Porém, podemos entrar mais preparados.

A tendência é as escolas começarem com uma dinâmica de ensino híbrido, com aulas online misturadas com aulas presenciais.

Para quem vai assistir online já teve a experiência do ano passado e sabe o que funciona para você. Abaixo algumas sugestões. Procure adaptar para melhor poder aproveitar a aula:

- Ergonomia: Procure assistir as aulas num local que seja confortável para sentar e se posicionar a mesa de estudo. Com bom apoio de braços e pés.

- Iluminação: luz natural ou se for com luz artificial que deixe o ambiente bem claro para não forçar a visão.

- Ventilação: se possível evite ar-condicionado. Pode ficar perto de uma janela ou local que o ar circule com mais facilidade. Caso tenha que usar ar-condicionado, providencie um vaso com água para evitar ressacar as narinas.

- Organização: deixe a mão caderno, livros, material para escrever (canetas, lápis, borracha, régua, apontador, etc.). Organize de forma que fique tudo a mão e ao seu alcance.

- Hidratação: tenha a mão uma garrafa d’água para sorver golinhos enquanto estuda. Ajuda a hidratar o cérebro. O que colabora na absorção dos aprendizados.

- Cores: o amarelo ajuda ativar o intelecto. Que tal ter um porta lápis nessa cor ou um mural de recados? Alerta: não pinte seu quarto dessa cor. Tenha objetos que podem ser trocados caso atrapalhe o sono.

- Aromas: o cheiro de alecrim ajuda a ativar o intelecto. Que tal ter um vaso por perto ou usar o óleo essencial num recheou.

- Respiração: a respiração calma e constante ajuda a oxigenar o cérebro, caso fique nervoso por não conseguir compreender o que está sendo explicado.

- Alongamento: Fazer exercícios para ativar a circulação do sangue e trazer atenção durante as aulas. Por exemplo, atividades com movimentos cruzados. Mais detalhamento com Brain Gym® (em breve trarei mais informações).

- Relaxar os olhos: existem vários exercícios para aliviar os olhos. Entre eles: levantar e olhar longe pela janela.

Evite distrações: desligue celular, televisão e outros aparelhos que possam distrair sua atenção. São apenas alguns momentos para assistir a aula. Lembre-se da dedicação do seu professor para prepará-la. Em respeito ao educador dê sua máxima atenção.

São várias ações que trarão mais bem estar ao seu momento de estudo e aprendizado. Essas dicas também valem para quem vai fazer trabalho online.


Andrea dos Santos Leandro

Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!