terça-feira, 27 de julho de 2021

A importância de beber água pura

 


A importância de beber água pura

 

Você já deve ter ouvido falar que nosso corpo é formado por mais ou menos de 70% líquidos. Portanto, para manter uma homeostase saudável é preciso ingerir muita água ao longo do dia. Tendo em vista o quanto perdemos de água em várias situações como: respirar, transpirar, urinar, etc. Tanto o esforço físico como mental consomem água.

Ficar estressado e o ambiente ao nosso redor também podem influenciar e reduzir a quantidade de água no corpo. Existe mais de uma forma de repor a água perdida, como comendo frutas e verduras. Beber água é uma maneira efetiva de fazer a hidratação do corpo, principalmente se não tiver outras misturas. Veja algumas considerações:

- Evite tomar água ou qualquer liquido durante as refeições. Elas podem atrapalhar o trato digestivo. Tome um tempo antes ou pelo menos uma hora depois.

- Seu desempenho acadêmico pode melhorar devido a hidratação adequada do seu corpo e por consequência do cérebro.

- Num momento de estresse beba água calmamente e a sua mente poderá se acalmar aliando a uma respiração lenta.

- A água é um solvente universal. Então, beba devagar e ao longo do dia e não dois litros de água de uma vez.

- A quantidade de água a ser ingerida pode variar de pessoa para pessoa. Em média se sugere dois litros. Acredito que se for bebendo aos poucos ao longo do dia além se sentir hidratado estará bem energizado.

 No Brain Gym® (ginástica cerebral) um dos movimentos trabalhados é chamado de “Degustando água” justamente para no ato de beber água possamos saborear, deixando a água ser absorvida na boca pelas papilas gustativas bem devagar ao invés de ingerir rapidamente a mesma. Assim, sua satisfação é melhor captada pelo cérebro bem como ele recebe mais rápido sua hidratação. Portanto, procure tomar água em temperatura ambiente e sem misturas. O aproveitamento será bem mais efetivo. Percebe se após tomar água você não se sente mais energizado?

 Alerta! Quando sentimos sede o corpo já está ficando desidratado. Não deixe chegar a esse ponto. Crie o hábito de bebericar água aos poucos e ao longo do dia. Encha uma garrafa e deixe por perto se isso facilitar o seu acesso a água.

 Faça do momento de tomar água uma pausa de relaxamento. Deguste, aproveite, quanto mais natural melhor. Sua saúde e o seu cérebro agradecem!


Andrea dos Santos Leandro

Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!