terça-feira, 12 de outubro de 2021

Educare

 


Educare

Educar, educador e educando, como pode ser lindo esse jogo de palavras e o quão importante são na nossa vida. Educar quer dizer trazer para fora. O ato do educador é de ajudar o educando a trazer para fora seus saberes. O despertar de potenciais. Pelo menos é isso que deveria e poderia ser. Temos educadores maravilhosos, mas estamos, infelizmente, longe dessa realidade.

Educar também pode significar “trazer à luz a ideia”. É ver e estimular a criatividade dos aprendizes, independente da idade. Quanto mais se tolhe menos criativas ficam as crianças, não é dar liberdade total, mas conduzir de forma a mostrar o como pode agir, dando opções, e não só fechando portas.

A educação não é só na escola, é em casa também. Nosso lar é uma grande escola. Os pais são grandes espelhos (exemplos), então que tal olhar um pouco para ele (espelho) e ver a beleza dos seres (familiares) que ali vivem ao invés de só focar nos chamados “defeitos” de cada um. Assim se refletirá nos ambientes de trabalho bem como na escola.

Ainda existe muita rigidez nas relações. Que tal se soltar um pouco, deixar sua criança interior agir com inocência e leveza. Tal mais bela a vida poderia ser!

Gostaria de prestar as minhas homenagens aos educadores que se esforçam em dar o seu melhor apesar das adversidades.

FELIZ DIA DOS PREFESSORES!

Andrea dos Santos Leandro

Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!