quarta-feira, 29 de março de 2023

Apoiar os filhos

 


Apoiar os filhos

 

Para nossos filhos deveríamos ser como um porto seguro onde eles pudessem se sentir seguros em conversar e buscar apoio. É assim no seu lar?

 As famílias estão cada vez menores. Com menos filhos tendemos a cobrar demais deles desempenho e perfeição. Esquecemos que são crianças e adolescentes em fase de crescimento. Exigimos muitas vezes deles uma maturidade no agir que muitos adultos não têm. E agora devo deixar fazer o que querem à vontade? A resposta não é tão simples. Não é simplesmente deixar fazer o que querem. Como adultos sabemos ou deveríamos saber o que é um limite saudável para permitir ações.

Dizer não muitas vezes é dolorido. Mas não pode ser dito indiscriminadamente. Simplesmente tudo pode ou tudo é proibido é exagerado demais. Exercer a maternidade/paternidade é desafiador. Mas o resultado pode ser maravilhoso. Quando respeitamos o ser que está em crescimento.

Muitas vezes nós pais precisamos rever o nosso jeito de ver o mundo e pensar qual a melhor maneira de poder apoiar nossos filhos, por exemplo:

- Diálogo, isto quer dizer, ouvir e acolher nossos filhos. Estar aberto para ouvir suas dúvidas e queixas da vida.

- Quando questionado sobre um tema que não saiba ou tem dificuldade de falar, seja sincero com seu filho. Você pode dizer a ele que vai pesquisar o tema e conversar depois, propor pesquisarem juntos ou buscar ajuda de um profissional para ajudar a esclarecer.

Quando seu filho percebe o genuíno interesse que você tem pelas questões dele, estão criando uma ponte entre vocês. Já quando se nega a dialogar com ele sobre suas dúvidas e questões pessoas está criando um abismo na relação.

Lembre-se é melhor errar tentando criar uma ponte do que não fazer nada e a relação colapsar. Abrace seu filho não só fisicamente, mas com palavras e atos. Acolher une, julgamentos e cobranças demais afastam. Inclua nos ingredientes: carinho e afeto. Amor sempre existe, a questão é como demonstramos. Então, responda agora: que tipo de relação quer ter com seus filhos?

Andrea Leandro

Harmonização de Espaços


Série de Lives sobre Relação Pais e Filhos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!