terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Vamos brincar?

 

Vamos brincar?

A infância é uma fase linda da nossa vida e o brincar é o que de mais puro e cheio de aprendizados podemos oferecer para nossas crianças.

No brincar a criança se diverte, aprende e convive. De forma lúdica já vai experimentando as mais diversas situações que viverá ao longo da sua vida. Como por exemplo, ao brincar de casinha, com carrinhos, blocos de montar, etc. E quando as atividades envolvem outras crianças ela também aprende a conviver com outras pessoas. Que existe o tempo de agir e o de esperar. Aprende a lidar com frustrações.


Mas se negamos esse espaço do brincar na infância estamos podando as crianças.


A grande reclamação hoje em dia é que o celular tomou o lugar do brincar. Tornando uma distração mais prática. Mas infelizmente tem seus efeitos colaterais.


Queremos que as crianças brinquem, mas muitas delas não sabem muitas brincadeiras, que tal então, ensinar algumas brincadeiras da sua infância e deixar ela livre para brincar ou não. Acredito que ela vai adorar esse momento de interação e ainda vai se divertir com seus amigos.


Criança precisa do lúdico e de movimento para se desenvolver de forma saudável. Que tal as brincadeiras abaixo, elas poderiam ser incentivadas para as crianças brincarem nos recreios da escola também:


- Pular corda


- Pular elástico


- Passa anel


- Amarelinha


- Cama de Gato



- Bola de gude


São brincadeiras que exigem muito pouco material e proporcionam movimento, criatividade, habilidades manuais, equilíbrio e motricidade.


Existe uma infinidade de brincadeiras, quais mais você sugere?


Agora que terminou de ler, que tal? Vamos brincar?


Andrea Leandro

Terapeuta Integrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!