quarta-feira, 16 de abril de 2025

O poder das palavras

 



O poder das palavras

 

Muitas vezes não nos damos conta de como usamos as palavras. Uma simples ação que pode unir ou separar as pessoas.

Falar é uma das ações incentivada desde tenra infância. Qual pai ou mãe não quer ouvir essas palavras saindo da boca de seu filho. É uma grande alegria. E depois parece que esquecemos aqueles momentos ternos ensinando pacientemente cada palavra. Passamos depois para uma fase, muitas vezes, desagradável de rotular a criança baseado em suas ações: bagunceiro, barulhento, preguiçoso, esquecido e assim vai. Sem se dar conta que palavras podem machucar e podem ferir a pessoa emocionalmente.

Palavras podem marcar mais que cicatriz de machucado, pois ficam na mente e no coração da pessoa.

É possível reverter o quadro? Sim, é possível. Bem desafiador, diga-se de passagem.

Comece mudando o jeito que trata a si mesmo e depois comece a agir com os outros. Existem técnicas e formas de mudar a forma de falar que pode revolucionar o mundo. Por exemplo, a Comunicação Não Violenta criada pelo psicólogo americano Marshal Rosenberg.

De forma simples podemos descrever resumidamente uma sequência de ações que podem ser revolucionárias para ajudar as pessoas a se conectarem de forma saudável e respeitosa:

1.   Observe os fatos antes de agir ou falar, cuidado com julgamentos baseados em preconceitos. Por exemplo: Um atraso pode ter tido um imprevisto.

2.   Quais são seus sentimentos e o da outra pessoa com relação ao ocorrido. Ex: diga como se sente quando a pessoa se atrasa para seu compromisso/trabalho.

3.   Que necessidade sua não foi atendida para ter gerado tanta revolta? Ex: pontualidade para não atrapalhar o andamento do serviço.

4.   E por último e não menos importante: faça um pedido esclarecendo a situação. Ex: que a pessoa entre em contato, por telefone, avisando o imprevisto para que você possa se organizar para uma possível substituição.

Acima é apensas um simples exemplo. Mesmo assim, é importante cuidar que palavras irá falar. Então, parece muito desafiador, não é?

Acredito que é um desafio valido para criar uma atmosfera mais amigável e um ambiente mais acolhedor. Não se acanhe, experimente!


Andrea Leandro

Terapeuta Integrativa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!