terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Meu jardim

 

Meu jardim

 

O Jardim além de um espaço de beleza também pode ser terapêutico. Lidar com a terra e as flores trás muito bem-estar.

Chegar em casa e deleitar o olhar com flores coloridas e seus aromas trás muitas boas sensações. Mesmo que seja um singelo vaso, já faz muita diferença ao se olhar.

Escolher quais plantas utilizar nem sempre é fácil, depende do seu tempo de lidar com o jardim, o espaço disponível, tipo de terra e tantos cuidados necessários.

Você sabe que plantas se adaptam melhor ao seu jardim? Pode-se começar com essa pergunta. Independente de ser uma flor, erva aromática ou uma pequena horta ou pomar. É muito importante levantar algumas questões:

- Jardim na frente da casa ou numa sacada de apartamento?

- Sem espaço para jardim, mas pode ter plantas em alguns pontos da casa?

Respondidas as questões acima, vamos a mais algumas:

- Tem um tempo na sua rotina para cuidar do jardim ou precisa contratar alguém?

- Conhece um profissional ou floricultura para te orientar em quais plantas adquirir e como fazer a manutenção?

Com as informações acima pode partir para escolher que plantas utilizar e aí vão alguns cuidados:

- Dependendo do porte da planta é preciso dimensionar o espaço, algumas plantas que são arbustivas podem crescer tanto que e ficar no tamanho de uma pequena árvore como o Hibisco.

- No caso de árvores, quando seu pátio tem espaço, é preciso cuidar o tipo de raiz. Muitas árvores possuem raízes que se espalham e podem estragar a estrutura da casa, informe-se antes de comprar.

- Quando se tem pouco tempo, opte por plantas que necessitam de pouca manutenção. Para dentro de casa recomendo a Zameoculca, já para o pátio pode ser a Espada de São Jorge.

Algumas plantas vão exigir muito cuidado até elas firmarem como as rosas. Depois você vai se deleitar com sua beleza e aroma. Outras são fáceis de manutenção e de fazer mudas para colocar por todo o pátio como o Gerânio, tem as de plantar no chão ou em vasos e os vasos pendentes, ambas lindas e aromáticas.

Busque orientação para escolher plantas e flores que sejam adequadas aos espaços e ainda podem trazer um algo mais, por exemplo: a flor do morango é linda e após a floração terá deliciosos frutos para comer, assim como o limoeiro e tantas outras árvores frutíferas de pequeno porte.

Lembre-se também que lidar com o jardim traz bem-estar. É uma forma de se conectar com a natureza e cuidar do planeta.

 

Andrea Leandro

Terapeuta Integrativa


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!