terça-feira, 26 de março de 2024

Bússola Pessoal

 

Bússola pessoal

 

A vida apresenta situações que muitas vezes não sabemos como agir. Mesmo que tivéssemos um GPS dentro da gente, não bastaria para se locomover. Seria preciso um bussola pessoal. Para onde ela apontaria?

Quem olhou os filmes de Piratas do Caribe viam o pirata Jack Sparrow usando uma bússola estranha que só ele entendia. Essa bússola, apontava para o lugar aonde ele precisava chegar. Quem não gostaria de ter algo assim?

Muitas vezes não sabemos para onde queremos ir, outros já tem tudo planejado. E tem momentos na vida que nos sentimos totalmente perdidos.

Que tal criar pequenas pausas diárias para respirar devagar e se concentrar no que é importante para você. Perceber quais são suas necessidades e formas de atingi-las. Isso pode ser um bom norte para saber aonde ir.

No livro “Comunicação Não violenta - Necessidades Humanas” de Jéferson Cappellari, ele lista 11 necessidades humanas, consideradas mundialmente aceitas: segurança, sentido, sobrevivência, autonomia, amor, entendimento, pertencimento, transcendência, recreação, autoestima e interdependência.

Muitas das nossas ações são para satisfazer essas necessidades. Por exemplo: na adolescência normalmente existe uma grande necessidade de pertencimento. Muitos jovens para serem aceitos em grupos podem se submeter a ações que no fim acabam por comprometer outra necessidade que é de segurança. Nesses casos eles precisam de muito apoio e terem outras necessidades já bem nutridas em casa que são: amor e entendimento para com sua necessidade de autoestima em dia não ter que se submeter a grupos ou ações que podem prejudicar seu bem-estar.

Então, quando identificamos a necessidade que precisa ser suprida fica mais fácil ou menos complicado saber que ações tomar.

É um grande treino de percepção e autoconhecimento.

Em casa sugiro ter um caderno (físico ou virtual) para fazer anotações ou criar seu mapa mental para ficar mais a vista a identificação de suas necessidades e assim poder seguir o rumo do coração e da mente em consonância com o seu bem-estar. Experimente e ganhe confiança para seguir sua bússola pessoal.

Tenho atendimentos que podem te ajudar nesse processo, acesse e saiba mais:

https://www.personare.com.br/autor/andrea-dos-santos-leandro?ref=andrealeandro


Andrea Leandro

Harmonização de Espaços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!