terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Autocuidado e saúde mental

 

Autocuidado e saúde mental

 

Quando falamos em saúde, muitas vezes focamos na alimentação ou atividade física o que é muito bom. Mas também precisamos focar no que se passa na nossa mente e no nosso coração. As emoções influenciam e muito a nossa saúde como um todo.

Muito se fala na saúde mental. Para isso, é importante o autoconhecimento e entender que cada um tem o seu jeito próprio de lidar com os desafios da vida. Às vezes, não conseguimos lidar direito e isso afeta a saúde. Sabe como reconhecer sinais que nada está bom?

Por exemplo, se sentir que está muito apático e nada desperta o seu interesse pode ser que esteja exausto, depressivo ou faz parte do seu temperamento não ser muito ativo. Mas também pode ser um desequilíbrio químico ou hormonal do seu corpo. Para descartar as questões de saúde física é preciso consultar um médico. Caso seja algo psicológico a busca de ajuda de um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta pode ajudar.

No dia a dia é importante praticar o autocuidado. Observar como se sente e se está confortável com seus sentimentos. Você não precisa se comparar ao outro e achar que precisa agir igual. Mas sim, saber se sente bem consigo mesmo. Às vezes, é bom se recolher. Voltar-se para dentro da própria concha e refletir. Quantas pérolas podem surgir daí. Chorar e escrever são formas de lidar com a tempestade interna. Buscar ajuda também pode fazer a diferença.

Autocuidado colabora não só para a saúde física, mas também mental. Com as emoções cuidadas e a mente atenta pode superar os desafios do dia a dia com mais sabedoria e leveza. Onde estiver agora se dê um auto abraço. Lembre-se que é importante cuidar de si mesmo e que pode contar com uma rede de apoio, sejam amigos, familiares e profissionais da área que precisa de ajuda. Caso esteja com alguém querido por perto, não se acanhe e dê um abraço afetuoso. Acredito que não exista lugar melhor no mundo que não seja dentro de um abraço, seja seu próprio ou de uma pessoa querida.


Andrea Leandro

Terapeuta Integrativa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata por sua participação!!!